sábado, 2 de maio de 2009

How can I be a recognysed Personal Trainer in Australia?

Ora cá estou eu mais um vez, numa incessante tentativa de auxiliar os futuros aventureiros aqui neste pedaço de terra, encarado por muitos como "a ultima terra da oportunidade"!

Hoje de manhã fui à minha 1ª entrevista a um ginásio. Apesar de não possuir toda a documentação burocrática necessária, decidi avançar com o envio de alguns currículos via net. Achei que já era tempo de investir um pouco neste campo. Tal experiência será relata com uma montanha de adjectivos e floreados, num futuro comentário.

"Como é que eu posso ser reconhecido como um PT aqui na Austrália?"

Questionei-me a mim mesmo, e aos meus restantes colegas de casa! Ninguém sabe... como é que é possível 6 pessoas e meia não o saberem? Sim... são só 6 pessoas e meia, porque não posso contar com a minha parola para nada!!
Pensei cá para com os meus botões:
"Vai na volta é igual a Portugal. Não é preciso nada e isto é uma rebaldaria, regulamentada pela ganância dessas grandes cadeias de Health Clubs!! Mais do mesmo..."

Decidi arrancar pelo meu pé e entregar alguns currículos na Av. da Liberdade cá do sítio, denominada por George Street. Entrei num dos 30 ginásios da cadeia Fitness First, existentes só aqui na city, e pedi para falar com o sócio responsável pelo espaço (enorme por sinal). Lá veio ele, todo pimpão.
Com um ar de superioridade só alcançado por aquele que realmente está bem na vida. Dei inicio à conversa com um bonito: "Good evening!" - pumbas... Ainda nao tinha dito o meu nome e já estava a dizer disparate. Às 4 da tarde nunca na vida se diz good evening, mas sim um caloroso "Good afertnoon". Mas o patrício até nem se importou e a conversa decorreu de acordo com os trâmites normais, até ao ponto em que ele me pergunta se eu já era reconhecido como Personal Trainer na Austrália. Engoli em seco. Tudo a correr tão bem... e tinha que vir aquela coisa de 1,80m estragar-me os planos. Lá respondi timidamente que não sabia do que é que ele estava a falar.

Afinal, parece que aqui na ilha isto não é a rebaldaria que é em Portugal, país do nosso coração. Afinal parece que existe uma entidade estadual que avalia se as competências que um gajo tem são suficientes para se trabalhar na área do Fitness. Que estranho?!?! Dee ser por serem um País do 1º mundo e ganharem sempre muitas medalhas nos Jogos Olímpicos... Sim, deve ser isso!!

Lá fui eu à tal entidade. "Fitness Institute Australia" de seu nome. Enfiada no meu de escritórios descubro que é uma espécie de MANZ... Caiu-me tudo! Afinal estes parvos são iguais a nós. Têm é mais medalhas. Entrei! A 1ª visão que tenho é uma asiática que de tão boa e gira que era, me agoniava! Juro... lá me tentei recompor e falei com ela.
Afinal não... Afinal são mesmo mais evoluídos que nós. Aquilo afinal é uma espécie de MANZ (mas estadual), em que o 1º objectivo é regulamentar quem pode e quem não pode trabalhar com a prescrição de treino, e no caso de não poderem, auxilia-los com formação.

Portanto... Resumindo e baralhando, para sermos PT's aqui nesta ilha paradisíaca temos de lhes mostrar tudo o que temos a nível académico, o que inclui os nossos certificados de licenciatura e os descritivos das notas. TUDO TRADUZIDO, claro está, por alguém reconhecido como um tradutor oficial da Austrália. Após essa tradução, é só entregarmos os documentos e esperarmos pela veredicto deles. Pode ir desde, fazer um curso do valor de 3000$ (se não tivermos realmente competência alguma para o tipo de trabalho ao qual nos estamos a candidatar) a somente fazer um teste para provarmos que sabemos aquilo que alegamos saber!!!!

É simples...

Sem comentários:

Enviar um comentário